Endereços:

Rua Vidal Ramos, nº 75, Centro. Corupá. CEP: 89.278-000.
Telefones: (47) 3276-9494 e 3276-9372.
E-mail: teresaramos@sed.sc.gov.br; professoresteresa@gmail.com

28 maio 2009

Aviso

*A escola Teresa Ramos fará sua festa junina no dia 20 de junho. com início as 13:30.
*Dia 3/6/9 haverá um dia de estudo sobre o conae. No periodo da manhã é com os professores, no periodo da tarde é com os alunos e a noite é para os pais e comunidade.
Conae é um dia de estudo sistematico que visa dar sugestões de como melhorar a educação brasileira.

24 maio 2009

Palestra

Profissionais da saúde estiveram em nossa escola explicando sobre os cuidados que devemos ter com os dentes. A palestra aconteceu na quinta feira, dia 21 de maio de 2009, para o Ensino Médio noturno.






Aulas na Sala de Informática

A Sala de Informática esta sendo usada cotidianamente e os alunos estão gostando muito. Os alunos do ensino fundamental e médio marcam as aulas e vão com o professor regente e são auxiliados pelo Professor da Sala de Tecnologia Educacional.




Homenagens Cívicas:

As homenagens cívicas acontecem toda semana em nossa escola. Cada semana uma turma é responsável pela realização. Na homenagem os alunos cantam um hino e apresentam um número cívico.



19 maio 2009

PROJETOS DA ESCOLA

A escola está realizando varios projetos neste ano de 2009. Neste mês de maio algumas disciplinas iniciaram os projetos de educação fiscal (historia), meio ambiente (geografia e ciências), consciência negra ( LPL, ensino religioso). Mostrando dessa forma, que é possivel trabalhar os temas transversais de maneira prazerosa e atraente aos alunos. Para que estes aumentem seus conhecimentos.

Aniversário da escola Teresa Ramos

Hoje, 19 de maio de 2009,a escola está completando 69 anos de criação. A escola foi inaugurada em 19 de maio de 1940, com o nome de Grupo Escolar Teresa Ramos, homenagem prestada a Sra. Teresa Ramos, mãe do Interventor Federal da época, Dr. Nereu Ramos. Período este em que a humanidade viveu um dos momentos mais tensos, mais delicados e tristes da história: a 2ª Guerra Mundial. Neste mesmo ano da inauguração do Grupo Escolar Teresa Ramos, os nazistas, liderados por Hitler, ocuparam quase toda a Europa. A Itália entrou na guerra ao lado da Alemanha, constituindo-se o Eixo "Roma-Berlim". Era o ano do terror europeu, com a grande expansão da guerra; que mais tarde se tornaria mundial: de um lado as potências do Eixo, contra as potências Aliadas.
No Brasil, a situação de insegurança não era diferente. Em 1937 foi instalado o "Estado Novo", o governo ditatorial de Getúlio Vargas, em que os partidos políticos foram extintos e as eleições democráticas suspensas. Os Estados brasileiros perderam sua autonomia política e os governos estaduais foram entregues a interventores da confiança do Presidente Vargas. Em Santa Catarina, o governo foi entregue para Nereu Ramos, filho de Teresa Ramos.
Por ocasião da inauguração do grupo, em 1940, o interventor federal Dr. Nereu Ramos, acompanhado por várias autoridades estaduais foi saudado com muita euforia pelos moradores da então Vila Hansa Humboldt.
O compositor T. Margarida escreveu a letra do hino da escola e Raimundo Bridon compôs a música.
Em 1951 foi criado o Curso Normal Regional “João do Prado Faria”, visando especificamente a Formação de Regentes de Ensino Primário.
Implantou-se em 1963 o “Ginásio Normal”, curso que substituiu o extinto “Curso Normal Regional”.
Em 08 de fevereiro de 1971, foi criada a “Escola Básica Teresa Ramos”. Durante todo esse período, o antigo “Grupo Escolar” foi sofreu transformações no seu aspecto físico; sendo ampliado segundo as necessidades, respeitando os padrões e arquitetura de cada período.
Em 18 de abril de 1979, teve início o 2º Grau, com a habilitação em “Técnico em Contabilidade”, mudando a nomenclatura da escola para “Colégio Estadual Teresa Ramos”.
Em nível de 2º Grau, hoje ensino médio, a escola ofereceu: Técnico em Agropecuária, Magistério, Curso Integrado (antigo científico).
A partir de 2000, em respeito à LDB, a escola sofreu a mais recente mudança na nomenclatura, passando a se chamar Escola de Educação Básica Teresa Ramos.
Atualmente a escola possui os seguintes níveis de educação: ensino fundamental (séries iniciais de 5ª a 9º. Ano) e Ensino Médio.
contamos com cerca de 980 alunos.
Nossa escola deseja a todos parabens e que ajudem a unidade escolar sempre a crescer e fazer o melhor possivel, para que possamos aprender cada vez mais!.

17 maio 2009

Homenagem do Dia das Mães.

No dia 08 de maio de 2009, no período matutino e vespertino, o primário realizou uma homenagem a todas as mães.



12 maio 2009

Experiencias nas aulas de Química - Osmose

Osmose

Realizou-se vários experimentos para mostrar o significado desta propriedade coligativa.

Primeira experiência:

PEPINO

Colocou-se um pepino dentro de um béquer contendo salmoura e após alguns dias verificou-se que ele ficou murcho, devido o pepino perder água para a salmoura. Isso se observa no cotidiano ao temperar saladas como: tomate, alface, nabos...


Segunda experiência:

OVO

Para mostrar que é possível a passagem de um solvente (água, neste caso) através de uma membrana semipermeável, foi dissolvido a casca de alguns ovos em vinagre (ácido - H+).

Reação de dissolução da casca do ovo:

2H+(aq) + CaCO3(s) CO2(g) + H2O(l) + Ca+2(aq)

Em seguida, colocou-os dentro de um recipiente contendo apenas água e em outro recipiente contendo salmoura (água com bastante sal).

Verificou-se após alguns dias, que o ovo que estava no recipiente com água aumentou de tamanho enquanto que o ovo que estava na salmoura diminuiu de tamanho.

No caso do ovo inchado com água, em contato com a solução de sal, a água saiu do interior do ovo porque a concentração de solutos no ovo era menor do que na solução. O contrário ocorreu com o ovo que murchou.


Terceira experiência:

AMEIXAS SECAS E UVAS PASSAS

Colocou-se algumas ameixas secas e uvas passas dentro de um béquer contendo apenas água. Após alguns dias, verificou-se que elas aumentaram de tamanho, ou seja, incharam.


Todos esses experimentos mostraram a ocorrência da osmose, ou seja, passagem de um solvente do meio mais concentrado para o meio menos concentrado através de uma membrana semipermeável.




Experiencias nas aulas de Química - Reação química

Reação química

Realizaram-se dois experimentos:

  • Bicarbonato de amônio com água

  • Bicarbonato de amônio com vinagre


Observou-se que ao adicionar bicarbonato de amônio

ao vinagre, ocorreu reação química com liberação de gás (formação de bolhas), enquanto que na adição de bicarbonato de amônio com água ocorreu apenas uma dissolução (ato de misturar um soluto em um solvente).







11 maio 2009

Experiencias nas aulas de Química - Densidade

Densidade

A densidade de uma solução é o resultado da divisão da sua massa pelo seu volume. Pode-se calculá-la através da seguinte fórmula:


Densidade = massa (g)
volume(cm3)

Verifica-se através da experiência que a densidade da solução é aumentada com a adição do açúcar (soluto). Visto que as sementes passaram a flutuar na solução após a adição do açúcar.

Nota-se também que quem sofreu mudança de densidade foi a solução e não as sementes, pois o açúcar se dissolveu na solução e não nas sementes.



03 maio 2009

Aviso

Quarta feira, dia 06 de maio havera reunião pedagogica somente no periodo noturno. Portanto somente os alunos do noturno não terão aula.