Endereços:

Rua Vidal Ramos, nº 75, Centro. Corupá. CEP: 89.278-000.
Telefones: (47) 3276-9494 e 3276-9372.
E-mail: teresaramos@sed.sc.gov.br; professoresteresa@gmail.com

27 abril 2011

Dia do Índio - Índios Ontem e Hoje

Os alunos da 7ª Série 02 trabalharam a professora Adriana o tema 'Índios ontem e hoje'.
No primeiro momento foram elaborados desenhos em que mostrava a vida dos índios antes do contato com os portugueses, e após elaborado trabalhos mostrando a vida do índios nos dias atuais. Também foi cantado com os alunos a música 'Índios' de Renato Russo.

Os índios ontem:




Os alunos cantando a música 'Índios':

 Os índios de hoje:









Poemas com anáfora.

Os alunos do primeiro ano técnico, com a professora Rosane, nas aulas de português instrumental criaram poemas utilizando anáforas.
Anáfora: Segundo o dicionário Houaiss, é a repetição de uma palavra ou grupo de palavras no início de duas ou mais frases sucessivas, para enfatizar o termo repetido (p.ex.: este amor que tudo nos toma, este amor que tudo nos dá, este amor que Deus nos inspira, e que um dia nos há de salvar).
Também é o processo pelo qual um termo gramatical retoma a referência de um sintagma anteriormente us. na mesma frase (p.ex.: Comeram, beberam, conversaram e a noite ficou nisso) ou no mesmo discurso (p.ex.: Fui ao Museu de Artes Modernas. Lá, encontrei vários de meus amigos)




Histórias em quadrinhos.

Os alunos do primeiro ano técnico, com a professora Rosane, nas aulas de português instrumental desenvolveram histórias em quadrinho envolvendo anáforas.


Supermarket - Supermercado

Os alunos dos terceiros anos do ensino médio, com a professora Fátima, nas aulas de inglês tiveram que montar trabalhos com recortes de produtos que encontramos no supermercado, e colocar o nomes dos produtos em português e em inglês.





21 abril 2011

17 abril 2011

Aula de Química - Destilação Simples

Na aulas de química com o professor Ricardo os alunos dos primeiros anos puderam assistir uma aula prática de química. O assunto estudado é os métodos de separação de misturas, sendo na aula usado o método de destilação simples.
A destilação simples serve para separar misturas homogêneas de dois líquidos ou líquido/sólido dissolvido. O método é baseado na diferença do ponto de ebulição, o líquido é aquecido e entra em ebulição. O vapor sobe através do tubo até chegar no condensado onde o mesmo é resfriado voltando ao estado líquido.
Esse método é empregado na produção de água destilada e na fabricação de bebidas destiladas, como exemplo a cachaça, o conhaque.







Montando Moléculas

Os alunos do Ensino Médio, nas aulas de Química com o professor Ricardo, como atividade de química orgânica montaram moléculas com maquetes. O professor passou no quadro duas composições de moléculas, após os alunos montaram as moléculas com as peças recebidas.










13 abril 2011

Estrangeirismo

Os alunos dos primeiros anos do ensino médio, nas aulas de inglês com a professora Fátima, trabalharam o conteúdo estrangeirismo. Onde foram montados trabalhos com recortes de jornais e revistas que mostrassem frases com palavras estrangeiras incorporadas na língua portuguesa.